O blog no seu idioma / The blog in your language

Pesquisar este blog

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Criada no Vaticano Escola Interdisciplinar sobre a Vida Consagrada



"Escola Interdisciplinar para a formação ao Magistério Eclesial e à Normativa canônica sobre a Vida consagrada na Igreja" é o nome da nova estrutura que nasce na Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica.
O novo "Studium" substituirá a Escola Prática que existe há 60 anos para dar um renovado percurso interdisciplinar formativo dirigido a pessoas consagradas e leigos. Será estudada uma visão identitária integrada-eclesial da vocação à vida consagrada. A metodologia interdisciplinar aplicada para a escola é a pesquisa e a reflexão da Traditio da Igreja em diálogo com a cultura contemporânea.
O primeiro encontro da nova Escola será nesta quarta-feira, 24, próximo com o discurso introdutório do prefeito da Congregação, o Cardeal brasileiro João Braz de Aviz.
A Escola deverá conferir Diploma de "Perito em Magistério Eclesial e Normativa canônica da Vida Consagrada". Para conseguir o diploma, além de prestar provas das disciplinas da seção interdisciplinar e da frequência nos seminários da seção prática, os inscritos deverão elaborar uma tese em matéria didática ou prática.
O programa de estudos 2012 / 2013 inicia com a renovação da reflexão sobre a identidade da vida consagrada a 50 anos do Concílio e no contexto das culturas contemporâneas em resposta ao apelo de Bento XVI, lançado durante a Jornada Mundial da vida consagrada de 2 de fevereiro de 2012, quando convidou os consagrados a "verificar e revitalizar" a sua presença e forma de apostolados dentro do povo de Deus.
A escola tem uma estrutura bienal, articulada em duas seções complementares: Interdisciplinar e Prática. As aulas acontecerão na Pontifícia Universidade Urbaniana de Roma em ritmos semanais, toda quarta-feira, das 15h15 às 18h30, enquanto a seção prática na primeira e na terceira terça-feira do mês. Para as inscrições se deve dirigir à Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica.
Pelo "desejo de todos os consagrados de "ouvir cum Petro, cum ecclesia"" o Estudo será dedicado ao Santo Padre Bento XVI. A concessão do título foi comunicada pelo Secretário de Estado, Cardeal Tarcísio Bertone, que formulou "votos de bem para uma sempre generosa e profícua atividade a serviço da missão da Vida Consagrada na Igreja e no mundo", divulgou o comunicado da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica.
"A dedicação a Bento XVI do Studium, se insere em um contexto de maior atenção ao ensinamento dos Papas e à abertura à universalidade da Igreja. Depois do Concílio surge a exigência de aprofundar cada vez mais, não somente os aspectos estritamente jurídicos, mas também temas teológicos que diziam respeito aos problemas da vida consagrada, à luz dos documentos pontifícios, conciliares e do dicastério", explica o "L'Osservatore Romano" de hoje.
O projeto realizado pela Irmã Nicla Spezzati e Padre Sebastiano Paciolla, subsecretários do dicastério, coordenados pelo prefeito, o Cardeal João Braz de Aviz e pelo Secretário, o Arcebispo Joseph W. Tobin.

Da redação Canção Nova
Postado por Jaynilton C. Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Anterior Próxima Página Home