O blog no seu idioma / The blog in your language

Pesquisar este blog

Nossas Pastorais


PASTORAIS, MOVIMENTOS E SERVIÇOS DA
PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO DE ITAPORANGA/PB

I – PASTORAIS:

                             01. PASTORAL DO BATISMO: A Pastoral do Batismo, citada em todas as paróquias do mundo após o encerramento do Concílio Vaticano II, objetiva preparar pais e padrinhos que irão batizar seus filhos e afilhados.É formada por pessoas da comunidade, que por amor a Deus se dedicam a conscientizar os pais e padrinhos sobre o Sacramento do Batismo.
Instalação na Paróquia: Pelo Monsenhor José Sinfrônio de Assis Filho.
Coordenadora: Carmelita Paulo

                          02. PASTORAL DA CRIANÇA: A Pastoral da Criança é um organismo de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, vinculada à Comissão Episcopal para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz, que tem como objetivo a promoção do desenvolvimento integral de crianças entre 0 e seis anos de idade em seu ambiente familiar e em sua comunidade. A sua atuação tem caráter ecumênico, atendendo pessoas de todos os credos e etnias.Foi fundada pelos Cardeais Dom Paulo Evaristo Arns e Dom Geraldo Magela Agnelo, além da Dra. Zilda Arns.
Instalação na Paróquia: pelo Monsenhor José Sinfrônio de Assis Filho.
Coordenadores: Bruno e Eliodete

                              03. PASTORAL DO DÍZIMO: A Pastoral do Dízimo tem por objetivo despertar a consciência de responsabilidade de cada fiel pela sua comunidade e pela paróquia, como sinal de sua doação e serviço a Deus e a Igreja, estimulando a substituição do inconveniente sistema de manutenção da igreja através de taxas, por um sistema inspirado na Palavra de Deus – o sistema do Dízimo.
Instalação na Paróquia: peloPadre Deusimar Silva Gomes.
Coordenadores: Luciano e Claudia.

                              04. PASTORAL DA FAMÍLIA: A Pastoral da Família, ou Pastoral Familiar, é uma ação organizada e planejada que se realiza na igreja por meio de agentes específicos, capazes de oferecer os instrumentos necessários para a formação das família,para fornecer orientações para a vivência familiar,para levar a todos a Boa Nova do Sacramento do Matrimônio,para transformar a sociedade pela obra de evangelização humana e cristã, epara defender e promover a vida e o amor como valores essenciais da dignidade humana.
Coordenadores: Patinha e Lucerlândia.

                          05. PASTORAL DO IDOSO: A Pastoral da Pessoa Idosa tem por objetivo assegurar a dignidade e a valorização integral das pessoas idosas, através da promoção humana e espiritual, respeitando seus direitos, num processo educativo de formação continuada destas, de suas famílias e de suas comunidades, sem distinção de raça, cor, profissão, nacionalidade, sexo, credo religioso ou político, para que as famílias e as comunidades possam conviver respeitosamente com as pessoas idosas, protagonistas de sua auto-realização. Essa Pastoral nasceu em 1993, durante um encontro casual entre a Dra. Zilda Arns e o geriatra João Batista Lima Filho, no aeroporto de Londrina/PR, que durou várias horas, devido à espera necessária por causa do mau tempo, resultando na ideia de um trabalho conjunto em favor das pessoas idosas.
Instalação na Paróquia: 2003, pelo Padre Deusimar.
Coordenadora: Izete Cartaxo.
                       06. PASTORAL DA JUVENTUDE: Pastoral da Juventude é ação organizada dos jovens que são Igreja junto com seus pastores e com toda a comunidade para aprofundar a vivência de sua fé e evangelizar outros jovens, em vista da construção de um mundo mais fraterno e justo, a fim de que se transformem em novos homens e novas mulheres, sendo, pois, agentes da construção da nova sociedade, guiados pelos critérios evangélicos.É ação global, coordenada e oficial da Igreja no meio da juventude, animada pelas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil e em profunda sintonia com os objetivos, as prioridades e as orientações das nossas Dioceses.
Instalação na Paróquia: pelo Padre Deusimar Silva Gomes.
Coordenadora: Liliana.

                                 07. PASTORAL DO MENOR:  A Pastoral do Menor é uma ação evangelizadora da Igreja no Brasil que se orienta pelas Diretrizes Gerais da CNBB, assumindo posturas de comprometimento com os mais pobres e oprimidos, sempre na ótica da inclusão e dos direitos humanos.  É uma Pastoral com mística e identidade próprias, na promoção e defesa da criança e do adolescente em situação de risco, desrespeitados em seus direitos fundamentais.
Instalação na Paróquia: peloMonsenhor José Sinfrônio de Assis Filho.
Coordenadora: Doinha.

                           08. PASTORAL DO CRISMA:  A Pastoral do Crisma tem por objetivo preparar jovens batizados para receber o sacramento da confirmação, pelo que eles se dispõem por si mesmos a confirmar o Batismo e discernir entre o que é divino e o que é mundano, e centralizar numa escolha pessoal em Jesus Cristo. O maior objetivo da Crisma é tornar possível a escolha madura da fé.Com o Batismo e a Eucaristia, o sacramento da Confirmação constitui o conjunto dos sacramentos da iniciação cristã, cuja unidade deve ser salvaguardada. Por isso, é preciso saber que a recepção desse sacramento é necessária para a plenitude da graça batismal.
Instalação na Paróquia: peloPadre.
Coordenadores: Acimário e Janaína.

                                 09. PASTORAL DA ACOLHIDA:  A Pastoral da Acolhida desenvolve um trabalho de acolhimento aos irmãos para que eles possam se sentir melhores nas missas e nos encontros. Seus membros se põem à disposição para cumprir com as necessidades da Paróquia, promovendo a evangelização pelo testemunho dos evangelizadores. O objetivo da pastoral é preocupar-se em demonstrar que a comunidade é bonita e acolhedora. Essa imagem está muito ligada à qualidade de recepção. As pessoas que vêm à nossa igreja devem voltar para casa mais felizes e agradecidas, com a sensação de que continuar participando faz bem. Os agentes da Pastoral da Acolhida são responsáveis pela comunicação interpessoal na comunidade. Garantem no dia a dia a Imagem da Igreja – Mãe acolhedora – e recebem em primeira mão sentimentos e desejos do povo de Deus. Procura-se cumprir a orientação bíblica: "Acolhei-vos uns aos outros, como Cristo nos acolheu para a glória do Pai" (Rom 15,7).
Instalação na Paróquia: 2011, pelo Padre Claudio Barros Praxedes.
Coordenadores: Diassis e Risalva.

                               10. PASTORAL DA COMUNICAÇÃO:  A PASCOM desenvolve um conjunto de ações dentro da comunicação eclesial. É a pastoral do ser, do estar em comunhão, do fazer comunidade. É a pastoral da das inter-relações humanas, da organização solidária e do planejamento do uso de recursos e instrumentos da comunicação. É a Pastoral que integra todas as demais pastorais. Tem por objetivo evangelizar através da comunicação, tornando presentes os valores da mensagem de Cristo nos meios de comunicação social, bem como manter os fieis informados a respeito de tudo o que acontece na Paróquia, através dos diversos meios de comunicação.
Instalação na Paróquia: 2012, pelo Padre Claudio Barros Praxedes.
Coordenador: Joaquim Oliveira.


II–MOVIMENTOS:

                           01. APOSTOLADO DA ORAÇÃO:  O Apostolado da Oração constitui uma associação de fiéis que, pelo oferecimento diário de si mesmos unidos ao sacrifício eucarístico e pela união vital com Cristo, colaboram na salvação do mundo. Conseguem esse objetivo por meio do seguinte programa: participação vital no Mistério Eucarístico; culto e espiritualidade do Coração de Jesus; preocupação de sentir com a Igreja; assídua oração apostólica, e amor e devoção a Nossa Senhora.Nasceu num colégio da Companhia de Jesus (de padres Jesuítas) na França e espalhou-se pelo mundo. Trabalha com afinco pela evangelização das famílias.
Instalação na Paróquia: 1907, pelo Padre Joaquim Diniz.
Coordenadora: Izabel Olegário.

                              02. FRATERNIDADE DO ESCAPULÁRIO:  A Fraternidade do Escapulário é uma associação de fiéis que tem por missão difundir a devoção a Nossa Senhora do Carmo. Tem por carisma a oração incessante, segundo os preceitos da Ordem Carmelita.
                              Instalação na Paróquia: 1970 (presumida), pelo Padre .
                              Coordenadora: Olindina Figueiredo (Gue).

                            03. LIGA DE SANTA TERESINHA:  A Liga de Santa Teresinha tem por carisma difundir a ardor missionário de evangelização que moveu Santa Teresinha, Doutora da Igreja. Segundo o pensamento dessa grande Santa da Igreja Católica, os membros da Liga devem preocupar-se em “não querer ser Santos pela metade, mas escolher tudo".Tem ascendência doutrinal na Ordem Carmelita, à qual pertenceu Santa Terezinha.
Instalação na Paróquia: 1938, pelo Cônego Manoel Firmino Pinheiro.
        Coordenadora: Constância.

                            04. ORDEM FRANCISCANA SECULAR:  A Ordem Franciscana Secular (OFS; em latim Ordo FranciscanusSaecularis) é a atual denominação da Venerável Ordem Terceira da Penitência de São Francisco de Assis (ou Irmãos e Irmãs da Penitência), uma organização da Igreja Católica destinada a reunir fiéis leigos e clero diocesano (a Terceira Ordem). Os membros da OFS procuram observar os Evangelhos seguindo os passos de São Francisco de Assis em suas casas, trabalho e vida quotidiana.
Instalação na Paróquia: 1917, pelo Cônego Manoel Firmino Pinheiro, com o apoio do Frei Martinho Jansweid.
Coordenadora: Anatália Martins.

                              05. RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA:  A Renovação Carismática Católica é um movimento de fiéis que prega que a ação do Espírito de Deus não se restringiu apenas a uma época, pois Ele renova sua Igreja diariamente. É um Movimento que tem testemunhado, para a glória de Deus, vidas sendo transformadas, famílias sendo restauradas, pois acredita firmemente que a única cultura capaz de fecundar a civilização do amor é a Cultura de Pentecostes.
Instalação na Paróquia: peloMonsenhor José Sinfrônio de Assis Filho.
Coordenadora: Cida.

                               06. TERÇO DOS HOMENS:  O Terço dos Homens é um grupo de fiéis, todos do sexo masculino, que se reúnem semanalmente às quartas-feiras, sempre às 18h00, para rezar os mistérios do Santo Terço. Esse movimento tem por objetivo difundir a espiritualidade mariana, através do Santo Rosário, bem como aproximar o gênero masculino da Santa Igreja e da oração diária.
                                 Instalação na Paróquia: 2003 pelo Padre Deusimar Silva Gomes.
Coordenador: Etiene Gilson.

                        07. TERÇO DAS MULHERES:  O Terço dos Mulheres, inspirado no Terço dos Homens, é um grupo de fiéis, todos do sexo feminino, que se reúne semanalmente às terças-feiras, sempre às 18h00, para rezar os mistérios do Santo Terço. Esse movimento tem por objetivo difundir a espiritualidade mariana, através do Santo Rosário, bem como estimular a prática da oração diária.
Instalação na Paróquia: pelo Monsenhor José Sinfrônio de Assis Filho.
Coordenadora: Inês de Freitas.

                         08. TERÇO DAS CRIANÇAS:  O Terço das Crianças, também inspirado no Terço dos Homens, é um grupo de crianças que se reúne semanalmente às segundas-feiras, sempre às 18h00, para rezar os mistérios do Santo Terço. Esse movimento tem por objetivo difundir a espiritualidade mariana, através do Santo Rosário, bem estimular a prática da oração diária. Trata-se de pequena extensão catequética.
Instalação na Paróquia: 2006,pelo Padre Deusimar Silva Gomes.
Coordenador: Ana Cleide e Marcos Naro.


III–SERVIÇOS:

                            01. ENCONTRO DE CASAIS COM CRISTO:  O Encontro de Casais com Cristo (ECC) é um trabalho religioso voltado a casais e à instituição do matrimônio.O Encontro de Casais com Cristo – ECC – é um serviço da Igreja, em favor da evangelização das famílias. Procura construir o Reino de Deus, aqui e agora, a partir da família, da comunidade paroquial, mostrando pistas para que os casais se reencontrem com eles mesmos, com os filhos, com a comunidade e, principalmente, com Cristo. Para isto, busca compreender o que é "ser Igreja hoje" e de seu compromisso com a dignidade da pessoa humana e com a Justiça Social.O encontro ocorre em um final de semana, iniciando na sexta-feira à noite, incluindo-se todo o dia do sábado e encerrando no domingo à tarde com uma missa. Após o encontro, marido e mulher são estimulados a engajar-se em alguma pastoral da paróquia. Teve início em 1970, na cidade de São Paulo, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, na Vila Pompéia. Seu fundador foi o Pe. Alfonso Pastore.
Instalação na Paróquia: 1906 (presumida), pelo Monsenhor José Sinfrônio de Assis Filho.
Coordenadores: Valdir e Maria José.
Casal Setorial: Orlando e Ana Maria.

                                02. EQUIPE DE CATEQUESE:  A Equipe de Catequese é o serviço básico da Paróquia. Visa iniciar crianças e adolescentes na doutrina da Igreja, com o objetivo de permitir-lhes a administração dos sacramentos da Penitência, da Eucaristia e da Confirmação.
                                Instalação na Paróquia: pelo Monsenhor José Sinfrônio de Assis Filho.
Coordenadora: Lourivânia Cabral.

                               03. EQUIPE DE EVANGELIZAÇÃO:  A Equipe de Evangelização é o serviço de difusão do Evangelho. Organizada em grupos, distribui-se por todos os setores da cidade. Esses grupos se reúnem semanalmente para a partilha da palavra e para louvar a Deus.
Instalação na Paróquia: pelo Monsenhor José Sinfrônio de Assis Filho.
Coordenadora: Vanúbia.

                          04. EQUIPE DE LITURGIA:  A Equipe de Liturgia é o serviço de preparação e execução das celebrações e dos atos litúrgicos da Paróquia. Também é sua missão formar e capacitar os líderes comunitários para as celebrações da Palavra nos diversos setores, tanto com a presença do Padre, quanto em sua ausência.
Instalação na Paróquia: pelo Monsenhor José Sinfrônio de Assis Filho.
Coordenadora: Inês Soares.

                        05. MINISTÉRIO EXTRAORDINÁRIO DA SAGRADA COMUNHÃO EUCARÍSTICA:  Os Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão têm a missão de levar Jesus a quem não o pode procurar. Assim, além de auxiliar a Comunhão Eucarística durante as Celebrações da Paróquia, é missão do Ministro Extraordinário levar Jesus Eucarístico aos enfermos e idosos, bem como às comunidades rurais que se dispõem a celebrar o Dia do Senhor.
Instalação na Paróquia: pelo Monsenhor José Sinfrônio de Assis Filho.
Coordenador: Paulo César Conserva.

                                 06. ENCONTRO DE JOVENS COM CRISTO:  O Encontro de Jovens com Cristo (EJC) é um Movimento da Igreja Católica, espelhado no ECC (Encontro de Casais com Cristo). O EJC tem por objetivo a evangelização de jovens com idade variável de 17 a 30 anos, assim como a existência de um círculo de convivência no âmbito Paroquial, que introduz o jovem em outras pastorais com o passar do tempo. É atualmente um dos principais movimentos jovens da Igreja Católica no Brasil.
Instalação na Paróquia: 2007 pelo Padre Deusimar Silva Gomes.
Coordenadora: Aline.
                                  07. GRUPO DE COROINHAS:  Os Coroinhas são os responsáveis pelo auxílio do serviço litúrgico da Paróquia. É função deles servir ao altar e auxiliar na dispensação dos sacramentos.
                                    Instalação na Paróquia: inserta.
Coordenador: Gutemberg Prudêncio.
Home